08.07.2021 - PRF cria Laboratório de Inovação

A INOVA é um lugar para receber ideias que facilitem o trabalho do policial ou aperfeiçoem a prestação dos serviços públicos. Todos podem ajudar!

 

Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

 

    Um lugar para todas as ideias. Essa foi a frase que definiu o Laboratório de Inovação e Processos da Polícia Rodoviária Federal (INOVA PRF) em seu lançamento. O evento ocorreu nesta quarta-feira (7), no auditório da Sede Nacional da instituição, e teve a presença do Diretor-Geral da instituição, Silvinei Vasques, do Diretor Executivo, Jean Coelho e do fundador da AAA Inovação, Allan Costa.

 

O início da solenidade foi marcado pela assinatura da Portaria DG/PRF nº 302 pelo Diretor-Geral. O documento institui o Laboratório de Inovação e define que ele ficará sob a gestão da Coordenação de Inovação e Liderança. "A INOVA é um lugar para receber todo tipo de ideia, de todo o Brasil, de todas as pessoas e de todos os assuntos. Muitas vezes o nosso servidor tem sugestões para facilitar o seu trabalho ou aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos à sociedade e não tem com quem compartilhar", destacou o PRF D. Paiva, Coordenador de Inovação e Liderança. "Nós queremos que essas ideias cheguem à INOVA para que possamos fazer uma análise, ideação, prototipagem e implementação. Sempre focados na melhoria contínua de nossos serviços", concluiu o Coordenador.

 

O laboratório poderá dispor da colaboração de órgãos públicos e de pessoas físicas e jurídicas de direito privado para a construção de conhecimentos mútuos. O objetivo é impulsionar práticas de inovação e melhorias no âmbito da instituição, tendo em vista cenários futuros na área de ciência, tecnologia e inovação em assuntos de interesse da PRF. A INOVA PRF está vinculada diretamente à Diretoria-Executiva da PRF que, juntamente com a Direção-Geral e as demais Diretorias, providenciará todos os recursos e infraestrutura necessários para o seu pleno funcionamento. "Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nessa disseminação do conhecimento. Através da INOVA vamos aprimorar nossa polícia, aperfeiçoando a prestação dos serviços públicos à sociedade por meio da inovação", disse Vasques.

 

O evento contou também com a participação online do fundador da AAA Inovação Allan Costa, responsável por conteúdos e práticas relacionadas à inovação e transformação digital. "Inovação não tem nada a ver com tecnologia. Inovação é uma mudança de mentalidade que transforma empresas. É muito gratificante ver um órgão público como a PRF se preocupando com esse tipo de evolução, porque normalmente só as empresas privadas se preocupam com isso diante da concorrência".

Entre as novidades anunciadas pela INOVA para a disseminação do conhecimento está o "You PRF", lugar onde os policiais poderão compartilhar o domínio de assuntos específicos em forma de vídeo. Também já está sendo desenvolvido o conteúdo referente a Técnicas de Defesa Policial, em uma doutrina digital interativa. Já o "PRF sempre seguro" será voltado para a atualização contínua dos policiais aposentados na disciplina de Armamento Munição e Tiro. Para ter acesso a todo esse conteúdo, você pode entrar no site PRF on-line. É também através desse site, no ícone "Área Inova PRF", que você envia todas as ideias de como podemos melhorar os nossos serviços. Vamos juntos continuar sendo referência em inovação.

 


Fonte:  www.gov.br/prf/